sexta-feira, 10 de setembro de 2010





Você sabe qual é a diferença entre Mares e Oceanos?

Os mares são diferentes dos oceanos pela dimensão e posição geográfica. São considerados partes dos oceanos, localizando-se entre limites continentais. Também são menos profundos. O mar é salgado porque em suas águas há predomínio de cloreto de sódio, o sal de cozinha (aquele que a mamãe usa para temperar a comida) e também de cloreto de magnésio. A cor do mar varia entre azul e outras cores, como o verde e o cinza escuro. As causas dessas variações se devem ao reflexo do céu, à temperatura das águas, ou ainda, à presença de sedimentos coloridos ou substâncias no fundo do mar. As ondas do mar são causadas pelo vento e a velocidade delas varia muito, dependendo sempre da velocidade e intensidade da ventania.
Já os oceanos...São divididos por dorsais, formando cadeias de montanhas submarinas que se estendem por mais de 65.000 km ao redor dos oceanos possuindo altura média de 2,5 km acima do solo submerso que o cerca.
Curiosidades
Você sabia que a Terra é o único planeta que possui água em estado líquido cobrindo a maior parte de sua área. Aproximadamente 70,8 % da área da Terra é coberta por água (e os oceanos respondem quase 100% desta área).
Veja também:

Você viveria como um peixe
? e Abismos oceânicos
Estas dorsais são normalmente o primeiro ponto onde os terremotos atingem. É nesta região que o novo solo oceânico aparece com o constante subir de magma e seu resfriamento (este processo aumenta o solo oceânico em cerca de 2 km²).
Por que o mar está sempre em movimento?O movimento das águas do mar e dos grandes lagos chama-se maré, e provoca uma verdadeira dança de vai e vem no nível das águas. A explicação para este fenômeno surgiu após a lei da gravitação, de Isaac Newton, que relacionou intimamente o movimento das marés com a posição do Sol e da Lua e co

                               Oceanos e mares O estudo específico dos oceanos e mares é denominado de oceanografia.

Os oceanos e mares exercem uma grande relevância para a biosfera. Do ponto de vista ambiental contribui na composição e equilíbrio climático, uma vez que os oceanos abrigam seres (fitoplanctons) que são responsáveis pela produção de grande parte do oxigênio do planeta e também por reter calor em períodos maiores que os continentes, denominado de maritimidade.

Partindo da teoria evolucionista, a vida surgiu nos oceanos (primitivos), e atualmente abriga uma gigantesca quantidade de vida marinha.

Do ponto de vista humano (social), os oceanos e mares exerceram e ainda exercem grande importância no que se refere às estratégias militares e comerciais, a exportação, a pesca, o turismo e muitos outros.

Desse modo, países que não dispõe de um litoral permanecem dependentes de outras nações para escoar sua produção destinada à exportação e receber as importações, isso faz parte da realidade de países como Afeganistão, Áustria, Suíça, Paraguai e Bolívia.

A enorme importância dos oceanos e mares é notória, mas qual é o significado de ambos?

Oceanos correspondem a gigantescos volumes de água salgada que se encontram dispersas sobre grande parte da superfície terrestre.

No planeta são identificados cinco oceanos, apesar de todos possuírem ligações uns com os outros, são classificados como: oceano Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.

Inseridos nesses oceanos estão os mares, essa expressão significa regiões ou partes dos oceanos que se encontram nas proximidades dos continentes, em alguns casos eles se estabelecem no interior dos mesmos.

Os mares não possuem uma homogeneidade quanto à sua composição física no espaço geográfico, dessa forma, os mares são classificados em:

Mares fechados: são aqueles que se encontram nos interiores dos continentes, desse modo, não apresentam uma ligação de maneira direta com os oceanos, como por exemplo, o mar de Aral e o mar Cáspio.

Mares abertos: estão diretamente ligados aos oceanos que se encontram nas proximidades. Já no caso dos mares interiores existem restritas passagens que possibilitam uma conexão com os oceanos, a ligação ocorre por meio dos estreitos.

 

Mares e Oceanos

 

Os oceanos e seus mares adjacentes somam, juntos, mais de 90% do volume total de água da Terra; cobrem, aproximadamente, 75% de sua superfície; e exercem um papel fundamental sobre o equilíbrio da biosfera remanescente - a pequena camada de ar, água e terra que suporta a vida: determinando o clima, através das interações dinâmicas entre a atmosfera e os oceanos, e regulando a temperatura do planeta.
Numa analogia ao corpo humano, podemos dizer que os oceanos foram o útero do planeta Terra, onde toda vida começou e são, atualmente, o sangue, o coração, os rins e o estômago do Mundo. De fato, como explica Sagan (1984), a Terra se condensou de gás e poeira interestrelares há mais ou menos 4,6 bilhões de anos. A origem da vida, aconteceu logo depois, talvez em torno de 4 bilhões de anos atrás, nos lagos e oceanos da Terra primitiva. Naquele tempo, os relâmpagos e a luz ultravioleta do sol separavam as moléculas simples, ricas em hidrogênio da atmosfera primitiva em fragmentos que, espontaneamente, se recombinavam em moléculas mais complexas. Os produtos incipientes dessa química eram dissolvidos nos oceanos, originando um tipo de caldo orgânico de complexidade gradualmente maior, até que um dia, quase que por acidente, apareceu uma molécula capaz de fazer cópias grosseiras de si mesma. Este foi o primeiro ancestral do ácido desoxirribonucleico, o DNA, a principal molécula da vida na Terra.
Na maior parte dos quatro bilhões de anos desde a origem da vida, os organismos dominantes eram algas azuis-esverdeadas microscópicas que cobriam e preenchiam os oceanos. Então, há 600 milhões de anos, o poder monopolizante das algas foi quebrado e emergiu uma proliferação de novas formas de vida - um evento chamado explosão cambriana. Após a explosão, a evolução desses novos organismos ocorreu à uma velocidade espantosa. Em rápida sucessão, apareceram o primeiro peixe e o primeiro vertebrado; plantas anteriormente restritas aos oceanos, iniciaram a colonização da Terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário